Notícias

Início da operação de Obras de Saneamento Básico em Vila Velha

Terça-feira, 04 de Julho de 2017
Início da operação de Obras de Saneamento Básico em Vila Velha

Nesta terça-feira (04) pela manhã acompanhei o início da operação de Obras de Saneamento Básico em Vila Velha, Parceria Pública Privada.

 A Vila Velha Ambiental começa a atuar esta semana no município e será a responsável pela ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário.

 Durante os primeiros três anos, a empresa fará manutenções preventivas e corretivas em todo o sistema e ampliará parte das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Araçás e Ulysses Guimarães. Também será feita a interligação de 13 mil imóveis ao sistema de esgoto, o que representa mensalmente que um volume igual a 28 mil carros-pipas de esgoto que deixarão de ser lançados nos mananciais e serão tratados corretamente.

 Com a parceria público-privada, 95% da população de Vila Velha terá cobertura por redes de coleta e tratamento de esgoto. Para isso, a Vila Velha Ambiental construirá mais 370 km de rede de esgoto, 24 elevatórias, fará a ampliação de uma ETE e, no total, 37.698 ligações ao sistema de coleta e tratamento.

 Para a diretora-presidente da Vila Velha Ambiental, Reginalva Santana Mureb, a empresa assume a missão de ampliar o serviço já realizado pela Cesan na busca da universalização no município. “Vamos implantar e operar o sistema para oferecer à população saúde e bem-estar. Porém, um grande desafio é também contar com a conscientização dos moradores sobre a necessidade da interligação dos imóveis à rede e o bom uso do sistema para evitar entupimentos e outros danos que são causados quando detritos e outros itens, como óleo e gordura, são lançados na rede”, explica.

 Atualmente, Vila Velha conta com 56% de cobertura, tem 404 km de rede de esgoto, oito ETEs e 42 estações elevatórias.

Leia mais

    Carregando...